A rotomoldagem é um processo muito utilizado no setor da indústria, principalmente por seu custo mais baixo. A principal função de uma rotomoldagem é modelar as peças plásticas, ou seja, realizar a transformação de termoplásticos.
Os termoplásticos mais comuns usados são: Polietileno, PVC, Polipropileno.
Desse processo de rotomoldagem se originam peças simples, e algumas peças mais complexas também. E como seu custo é muito baixo, é um processo utilizado em grande escala, sendo um processo mais fácil do que os processos de injeção, sopro e vácuo.
O processo por rotomoldagem é simples. O processo se inicia na introdução de uma quantidade de resina em pó em um molde oco. Esse molde é colocado em rotação e a resina que está lá dentro é aquecida. A resina quando aquecida, se derrete e no processo de rotomoldagem adquire a forma do molde. Esses moldes ocos podem ser de alumínio, cobre, aço, níquel, gesso ou resina.
Com o processo de rotomoldagem pode-se obter peças de polietileno, náilon, PVC, ou qualquer termoplástico que quando aquecido obtém-se nova forma.
Principais aplicações da rotomoldagem
Em geral, esse sistema é muito utilizado nos setores industriais para fabricar peças ocas, pequenas ou de grande porte. Com ele, é possível produzir diferentes formatos, dando formas ao produto. Essa opção pode ser utilizada na produção de moldes de porcelana, velas decorativas, etc.
Além das resinas termoplásticas que já mencionamos, alguns termofixos podem ser utilizados, como a borracha, por exemplo. Porém, como eles não adquirem novas formas quando são derretidos, a primeira opção acaba sendo mais viável.
Benefícios do plástico rotomoldado
Uma das maiores vantagens desse tipo de processamento é o fato de que o polietileno rotomoldado consegue dar origem a peças mais resistentes e com boa vida útil. Não é à toa que essa matéria-prima é utilizada por cerca de 90% do mercado de rotomoldagem no mundo.
Outra vantagem do plástico rotomoldado é a facilidade de higienização em peças com superfícies rugosas. Porém, esse efeito pode variar de acordo com a cavidade da forma, a fluidez e a granulometria da resina utilizada, além das velocidades rotacionais, das temperaturas da fabricação, entre outros.
Componentes
Para o processo de rotomoldagem os principais termoplásticos utilizados são: PVC, polietileno, polipropileno, náilon. Alguns termofixos também podem ser usados, como as borrachas, porém como termofixos não adquirem novas formas quando derretidos, o processo é mais viável com termoplásticos.
Já para os seus moldes que irão dar forma as novas peças, são feitos de: alumínio, níquel, aço, resina, gesso ou cobre.
Como o processo de rotomoldagem é feito?
Para que o processamento gere produtos de alta qualidade, o primeiro passo é abastecer o molde com a matéria-prima, que pode ser líquida ou em pó. Essas opções são recomendadas, pois ajudam a dar maior homogeneidade às peças que serão fabricadas.
Contudo, se a escolha for a opção em pó, é necessário que a empresa certifique-se de que ele foi micronizado. Fazer isso facilitará o escoamento no molde, acelerando a plastificação da resina e reduzindo o isolamento de ar. Depois de abastecido, o molde é tampado e levado ao forno.
No forno, o material passa por movimentos de translação e rotação, que o fazem preencher todas as paredes da forma em que foi inserido. Ainda nessa etapa, o polietileno para rotomoldagem sofre resfriamento e desmoldagem. Em seguida, ele é extraído para receber alguns acabamentos.
Entre as principais vantagens deste procedimento, estão: a produção de peças únicas, sem soldas ou emendas, a diversidade de cores, modelos e formatos, assim como a resistência a intempéries e impactos. Outros pontos destacáveis são a obtenção de materiais anticorrosivos, recicláveis, leves, duráveis e seguros.
EMPRESA DE ALTA QUALIDADE EM ROTOMOLDAGEM
Está em busca de uma especializada Fabrica de rotomoldagem? Conte com a Ropiplast.
O Programa Socioambiental Ropiplast tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de parcerias, o fortalecimento de vínculos e a geração de benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais e gerando resultados p ositivos em temas socioambientais relevantes para o nosso negócio e para a sociedade.
A Ropiplast está presente em diversas áreas que vão desde transporte e armazenamento de produtos Químicos Agrícolas e combustíveis a prevenção e contenção dos mesmos. Fornecendo acessória em desenvolvimentos de projetos de nossos cliente e parceiros a prestação de serviços como Rotomoldagem, acabamento, manutenção.